14 de mai. de 2008

Por outro lado...

mídia televisiva baiana parace se esmerar em furos e mancadas ao vivo. Pensei já ter visto de tudo na tv baiana, âncora chamando baleia de crustáceo, entrevista sobre um assunto que era negado veementemente pela entrevista. Mas hoje, o cúmulo parece ter sido atingido, ao menos até agora.

Poucos instantes após publicar um post no blog UESC Anos Depois, liguei a TV e enquanto zapeava, presenciei um momento bizonho. O apresentador Casemiro Neto, em seu “Que Venha o Povo”, ficara embasbacado com um vídeo que, segundo o próprio, o fora enviado e seria uma prova indubitável da visita de extra-terrestres ao litoral norte baiano. Vendo as imagens “verídicas” do tal UFO, notei que se tratava de um vídeo que fora publicado há cerca de um ano no youtube, com o título de “UFO Haiti” e fora desmentido logo em seguida pelo vídeo “UFO Haiti PROOF it’s FAKE”. Este segundo vídeo revela que o “UFO Haiti” não passa de uma produção de computação gráfica feita a partir de modelos que vem com o software “Vue 6 Esprit - The Art of Natural 3D”. Algo que pode ser facilmente comprovado ainda com este vídeo.

O mais bisonho de tudo não é a fraude difundida pela internet, mas sim a falta de cuidado com o conteúdo que vai ao ar nas tvs baianas. Sequer é checada a veracidade da informação, o que é potencializado pelo excesso de sensacionalismo barato destes programas “mundo cão”. Uma completa falta de respeito à inteligência do público baiano.

Será que os produtores destes programas acreditam no discurso do ex-coordenador do curso de medicina da UFBA? Não posso responder com exatidão, mas foi a primeira vez que vi um boato de internet tomar alguma proporção na mídia televisiva….

asanisimasa.minhapagina.info